O uso e as consequências do agrotóxico estão em evidência em Chã Grande. Através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o tema está sendo debatido com os agricultores familiares do município. A ação, segundo os organizadores, tem o intuito de formar uma conscientização nos produtores.
Nesta segunda-feira (20), o encontro entre alunos do curso de ciências biológicas da universidade e os agricultores da região de Macacos, zona rural de Chã Grande, foi na Escola Municipal Larte Pedrosa de Melo, no sítio Mangueiras. No início do mês, a região de Freixeiras recebeu o primeiro encontro.
Durante o debate, produtores e alunos, que estão desenvolvendo no município um trabalho de pesquisa sobre o tema, conversaram sobre os riscos para a saúde, bem como as finalidades dos produtos. Segundo o estudante Sérgio Batista, além dos encontros, outras atividades também serão desenvolvidas, englobando também as secretarias de meio ambiente e educação.
“Um período depois, a gente vem para trazer as palestras, abordando todas as problemáticas que a gente extraiu aqui. Toda vez que tivermos a palestra, vai ter oficina. Em outra situação, vai ter atividades para as crianças, onde a gente vai trabalhar a mesma temática, com abordagem diferente, mais lúdica”, disse.