Projeto busca orientar estudantes chã-grandenses sobre a importância de uma alimentação saudável – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Projeto busca orientar estudantes chã-grandenses sobre a importância de uma alimentação saudável

Publicado em 05 de novembro de 2024, por Paulo Sérgio

A equipe de nutrição da Secretaria de Saúde de Chã Grande está percorrendo, desde o mês passado, as escolas públicas do município. A iniciativa faz parte do projeto “Nutrição na Escola”, que busca levar orientações a crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de uma alimentação saudável.

 

O projeto já percorreu diversas escolas. Nesta terça-feira (5), a caravana visitou a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, que atende a crianças no ensino infantil e fundamental I. De forma lúdica, a equipe promove orientações e busca ensinar as crianças sobre a importância de adicionar frutas, verduras e legumes na dieta, em oposição a alimentos industrializados.

 

De acordo com o projeto, a forma de trabalhar o assunto varia de escola a escola, levando em consideração a idade dos alunos. Com as crianças, por exemplo, o tema é tratado envolvendo brincadeiras e interação direta com os pequenos.

 

A nutricionista Melânia Freitas participa do projeto. Ela destaca a importância da inicia

tiva, promovida em parceria também com a Secretaria de Educação. “Esse projeto busca incentivar o consumo, também, da alimentação escolar, que é balanceada, é planejada de forma a promover um cardápio rico e variado, para dar o aporte nutricional que as crianças em idade escolar necessitam”, explica.

 

Apesar da oferta de alimentação escolar balanceada, produzida sob a orientação nutricional, a profissional explica que se observa, ainda, nas escolas chã-grandenses a substituição, por parte dos alunos, por alimentos industrializados ou ricos em açúcar, como biscoitos e refrigerantes. “O que a gente vê na prática, na hora do lanche, aquele hábito alimentar totalmente distorcido. Algumas crianças, mesmo tendo amplo acesso a alimentação escolar variada e de qualidade, preferem trazer de casa refrigerantes, biscoitos, salgadinhos”, alerta Melânia.

 

A rota de visitas do projeto seguirá ainda pelos próximos dias, ao longo de novembro, com destinos às escolas Maria Amélia, Laerte Pedrosa de Melo, Santa Luzia, Joaquim Alves, Amália Araújo e José Manoel de Farias, além da Creche Municipal.


DESTAQUES


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL