Professores de Chã Grande participam de jornada pedagógica promovida pela Secretaria de Educação – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Publicado em 07 de fevereiro de 2020, por Paulo Sérgio

Os professores da rede municipal de ensino de Chã Grande participaram na última quarta-feira, 5, da jornada pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação do município. O encontro foi realizado no Centro Universitário Facol (Unifacol) em Vitória de Santo Antão, reunindo centenas de educadores locais numa programação especial.

A abertura oficial foi recheada de homenagens. A primeira delas foi feita por duas alunas da Escola Municipal Francisco Nunes Magalhães, no sítio Tipim, que recitaram um cordel sobre a educação. Em seguida, os componentes da mesa de honra usaram da palavra, destacando a importância do evento para a educação chã-grandense.

Estiveram presentes o prefeito, Diogo Alexandre; o secretário de educação, Joel Gomes; a Drª Regina Maciel, representando a ONG Sementes de Chã; Kátia Monteiro, Gerente Regional de Educação da Mata Centro; e o anfitrião, Dr. Paulo Roberto, diretor-presidente do Unifacol.

Em seguida, o público acompanhou a apresentação do Sistema Educacional que está sendo implantado no município, e que promete trazer um melhor acompanhamento dos resultados da educação, com a integração entre escolas, alunos e família através da tecnologia. Uma das novidades, por exemplo, será a aquisição de tablets para os professores, colocando um ponto final nos diários de classes em papel.

A jornada pedagógica ainda contou com a palestra promovida pelo professor Ivanildo Luís, da cidade do Recife, que abordou justamente o acompanhamento do processo desenvolvido em sala de aula pelos professores.

Por fim, o último momento do evento foi ministrado pelo palestrante Ricardo Albuquerque, que abordou o tema “Professor motivado, aluno entusiasmado” em sua apresentação. Com o uso de diversos estilos, o palestrante chamou a atenção do público, levando os professores da diversão à reflexão sobre a importância da motivação para o processo de aprendizado dos alunos.

“Foi um momento muito importante para os educadores do nosso município. Mais uma vez realizamos essa nossa formação pedagógica, que este ano trouxe aspectos tecnológicos para o debate, além de palestras motivacionais. Tenho certeza que nosso objetivo foi alcançado com a formação desse ano”, destacou Joel Gomes.

A formação pedagógica marca também o pontapé inicial do ano letivo da rede municipal de ensino. Após o encontro da última quarta, ontem (6) os professores se reuniram na Escola Municipal XV de Março, onde foi realizada uma ação voltada para cada uma das disciplinas. As aulas iniciam na próxima segunda-feira (10), tanto nas escolas da área urbana quanto na zona rural.