Pelo quarto ano consecutivo, aumento salarial aos professores da rede municipal é garantido em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Publicado em 17 de fevereiro de 2020, por Nielson Santos

A realidade dos professores da rede municipal de ensino de Chã Grande mudou desde 2017, início da gestão do prefeito Diogo Alexandre. Ano após ano, o gestor honra com o prometido e aumenta o salário dos educadores, seguindo o reajuste estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Enviada pelo prefeito, a proposta de reajuste salarial dos professores foi aprovada na Câmara dos Vereadores, após segunda votação, na última quarta-feira (12).

O reajuste proposto pelo prefeito Diogo Alexandre segue o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e garante um aumento de 12,84%. Ao todo, os reajustes sancionados pela administração municipal chegam a mais de 31% nestes quatro anos de gestão.

Os quatro anos consecutivos de aumento salarial aos professores na gestão de Diogo Alexandre evidenciam uma realidade bem positiva se comparado ao contexto vivido pelos professores da rede municipal na gestão passada. Entre os anos de 2013 a 2016, os reajustes anuais não foram repassados aos educadores. A falta do repasse dos reajustes ocasionou diversas greves da categoria no município.

A situação começou a mudar, a partir de 2017, primeiro ano de gestão de Diogo Alexandre, onde um aumento de 7,64%, seguindo o estabelecido pelo MEC, foi sancionado pelo prefeito. Já no ano de 2018, os professores da rede municipal receberam um reajuste de 6,81%, também seguindo o Ministério da Educação. No ano passado, o reajuste recomendado foi de 4,17%, também sendo sancionado pela administração municipal. Já neste ano, um aumento de 12,84% foi garantido pelo prefeito Diogo Alexandre. Somados os quatro reajustes, 31,46% é o percentual de aumento garantido pelo poder executivo aos professores.

Para o prefeito Diogo Alexandre, o respeito e valorização aos educadores é uma das virtudes de sua gestão. “A educação tem sido prioridade desde o início da nossa gestão onde sempre tivemos um compromisso de honrar rigorosamente não apenas com pagamentos em dia, décimo terceiro salário e o terço de férias, mas também de fazer que os salários sejam valorizados a cada ano. Estamos fazendo com que os nossos profissionais tenham a garantia de um salário digno e justo para desenvolver a educação da melhor forma possível em nossa cidade”, disse o prefeito.