O Conselho Municipal de Segurança Pública de Chã Grande se reuniu na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Convivência de Idosos. Durante a reunião, o órgão debateu uma série de assuntos presentes em uma pauta, como a instalação de sistema de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
O projeto para a implantação do sistema já está pronto e, segundo as informações, em breve deverá ser lançada a licitação para que seja iniciada a instalação das câmeras. Todo o sistema será integrado com a Polícia Militar.
A reunião foi presidida pelo prefeito Diogo Alexandre, registrando a presença do vice, Sandro Advogado, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luís, representando os poderes políticos do município. Além deles, também participaram o subtenente Jânio Liberato e o Major Álvaro Bantim Ribeiro, que comanda a 5ª CIPM; representantes da Polícia Civil, Conselho Tutelar, comércio e associações.
Criado através da Lei Municipal 636/2015, mas instalado em 2017 pelo prefeito Diogo Alexandre, o Conselho conta com a participação dos poderes públicos e da sociedade civil organizada, totalizando 13 membros. Desde sua efetivação, o conselho tem se reunido constantemente, para debater melhorias para a segurança pública da cidade.
Um dos pontos debatidos durante os encontros dos membros do conselho foi a permuta entre a Prefeitura de Chã Grande e a Polícia Militar, que propiciou as novas instalações da PM no município. Com isso, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) iniciasse a sua atuação na cidade.