Idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em Chã Grande

Publicado em 29 de janeiro de 2021, por Paulo Sérgio

A Secretaria de Saúde deu início ao processo de imunização dos idosos acima dos 85 anos contra a Covid-19. As primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford foram aplicadas nesta quinta-feira (28), com os idosos sendo atendidos em suas casas. Segundo as equipes de saúde, uma segunda dose deverá ser aplicada em três meses.

As vacinas, vindas da Índia através de uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegaram em Chã Grande ainda na terça-feira (26). Desde então, a Secretaria de Saúde vem organizando o processo de vacinação para que as doses enviadas ao município sejam utilizadas da melhor forma possível, já que cada ampola pode imunizar até dez pessoas no prazo de seis horas.

A vacinação é realizada através de uma ação conjunta dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com os cadastros existentes nessas unidades de saúde espalhadas pelo município.

Com a vacinação dos idosos, Chã Grande passa a atender agora a dois grupos prioritários. Os trabalhadores em saúde, com a campanha iniciada ainda na semana passada, estão sendo imunizados com as vacinas da CoronaVac, distribuídas pelo Instituto Butantan, e que primeiro chegaram ao município.

Até esta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde já contabilizava em torno de 93 trabalhadores em saúde imunizados com a primeira dose da CoronaVac, num total de 125 previstos no primeiro lote. Outras 50 doses foram enviadas ainda na terça-feira, incluindo mais pessoas no processo de imunização.

DESTAQUE