Hoje é o último dia de inscrição de candidatura para processo de escolha do Conselho Tutelar – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Publicado em 30 de abril de 2019, por Paulo Sérgio

O Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (Condeca) encerra nesta terça-feira (30), as inscrições de candidaturas para o processo de escolha do Conselho Tutelar de Chã Grande. As inscrições estão sendo feitas desde o dia 5 de abril, na sede do órgão, na Secretaria de Desenvolvimento Social, das 8h ao meio-dia.

Para efetivação da inscrição, os interessados devem seguir as recomendações dispostas no edital, divulgado no início do mês. Nele, existem algumas limitações para candidatos ao processo de escolha do conselho tutelar do município.

Entre alguns pontos destacados, está a idade, por exemplo. Os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos. Além disso, o grau de escolaridade exigido é o de ensino médio completo. O interessado em participar da disputa não poderá ter antecedentes criminais, bem como residir por no mínimo dois anos em Chã Grande.

O processo de escolha do Conselho Tutelar será realizado no dia 6 de outubro, numa data nacional. Antes disso, porém, os candidatos inscritos passarão por alguns procedimentos, como provas de avaliação. Os conselheiros que já exercem as funções e disputarão a reeleição, não precisarão passar pela prova.

Desde o ano de 2015, o processo de escolha dos conselheiros tutelares passou a ser nacional. Com isso, todas as cidades brasileiras realizam a ação no mesmo dia, sempre no ano seguinte ao processo eleitoral presidencial. O mandato de conselheiro tutelar tem a duração de quatro anos.