Os alunos da Escola Municipal XV de Março participaram de um evento em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, na manhã da última segunda-feira (23). Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento foi realizado na quadra poliesportiva da instituição de ensino e contou com uma série de atividades.
A programação foi iniciada com uma palestra com a psicóloga Simone Rocha, que tratou sobre depressão e suicídio na adolescência, com os estudantes. Logo após, a enfermeira Aparecida Gomes, idealizadora do evento, expôs seu relato sobre o tema. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de assistir uma peça teatral sobre a temática.
“A depressão e o suicídio são temas ainda calados na voz das pessoas, então a gente junto com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) resolveu dar uma levantada neste tema”, disse Aparecida Gomes. “A escola tem adolescentes e crianças e a gente sabe que têm pessoas de um convívio social que pode levar a uma mudança de comportamento, decidimos pegar como foco esta escola por ser grande e ter uma diversidade de classes sociais e alunos para dar um pontapé inicial neste trabalho”, completou a enfermeira da rede municipal de saúde, que esteve à frente do evento.
A estudante Desiane Damiana, de 15 anos, participou do evento e aprovou a ideia de debater a prevenção ao suicídio na escola. “Eu acho que é muito interessante trazer isso para a escola porque tem pessoas que não conseguem se expressar e trazer a psicóloga também foi muito interessante para melhorar as pessoas que não conseguem falar (sobre o tema) e poder ajudar as que querem falar e conversar”, falou.
Já nesta quarta-feira (24), o Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneio (CAPS-ABC) realiza uma caminhada em celebração ao Setembro Amarelo, a partir das 9h. A caminhada saíra da sede do CAPS, localizado na Rua Dom Luiz, próximo ao Largo do Gabiru, e percorre as principais ruas de Chã Grande.
Setembro Amarelo: O mês de setembro foi o escolhido para a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha foi nomeada de “Setembro Amarelo”. No Brasil, a campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).