Em evento em Caruaru, potencialidades do turismo chã-grandense ganham destaque – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Em evento em Caruaru, potencialidades do turismo chã-grandense ganham destaque

Publicado em 12 de dezembro de 2023, por Paulo Sérgio
Foto: Anderson Souza / Prefeitura de Gravatá / Cortesia

 

Cidade apresentou ao público os pontos fortes de sua proposta turística, dentro do Roteiro Criativo do São João de Pernambuco

 

O auditório do SENAC em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, sediou nesta segunda-feira (11), a culminância do projeto do Roteiro Criativo do São João de Pernambuco. A iniciativa conta com a idealização do SEBRAE em Pernambuco. Ao todo, oito municípios fazem parte da rota, incluindo Chã Grande, que também apresentou as suas potencialidades ao público que se fez presente no encontro.

 

O evento foi aberto pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Em seguida, dentro da programação, participaram representantes do SEBRAE em Pernambuco, além das consultoras do projeto Adriana Cavalcante e Veridiana Gonzaga. Após a participação da dupla, responsável pelas visitas às cidades e desenvolvimento dos projetos junto às equipes locais, começaram as apresentações de cada município.

 

Chã Grande foi o segundo a se apresentar. O jovem sanfoneiro Gabriel Queiroz abriu a apresentação em grande estilo, com uma música de sua composição, criada especialmente para o evento. Logo após, o município ainda apresentou um vídeo com a rota vivenciada no mês passado, que contemplou visitas ao Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos, à Loja de Artes, à Sanhaçu, além da comunidade de Freixeiras, com direito também a uma pausa para o almoço no sítio Mutuns.

 

A visitação fez parte de um roteiro experimental, com o intuito de apresentar as potencialidades dessa rota para o turismo junino durante todo o ano. Além de conhecer mais sobre a história e cultura da cidade, o visitante ainda pode desfrutar de uma passagem pelo Engenho Sanhaçu, onde se produz a Cachaça Orgânica Sanhaçu, e a tradição do São João em Freixeiras, com direito a fogueira, quadrilha junina, bacamarteiros e muita animação.

 

A apresentação ainda contou com a participação da diretora de Turismo, Leilane Alves. Acompanhada de um grupo de bacamarteiros, a titular da pasta fez um complemento, destacando a importância desse projeto para o município de Chã Grande.

 

Além da diretora de Turismo e de integrantes da Associação de Bacamarteiros de Chã Grande, a comitiva local ainda contou com artistas e artesãos locais, o vice-prefeito, Sandro Advogado, os secretários Joel Gomes (Educação) e Joseildo Martins (Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade), além da diretora de Cultura, Elma Campos, e servidores da administração municipal.

 

Após as apresentações de Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Gravatá, Sairé, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Bezerros e Caruaru, o evento foi encerrado com apresentações musicais. A primeira foi a do mestre Onildo Almeida, patrimônio da cultura pernambucana, compositor de “A feira de Caruaru”. O maestro Mozart Vieira e a Orquestra de Meninos e Meninas de São Caetano deram um show à parte, fechando o dia com muito forró para o público.

 

Foto: Anderson Souza / Prefeitura de Gravatá / Cortesia
Foto: Anderson Souza / Prefeitura de Gravatá / Cortesia
Foto: Anderson Souza / Prefeitura de Gravatá / Cortesia

DESTAQUE


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS