Com votação recorde, Chã Grande elege seus novos conselheiros tutelares – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Com votação recorde, Chã Grande elege seus novos conselheiros tutelares

Publicado em 07 de outubro de 2019, por Paulo Sérgio

A eleição do Conselho Tutelar foi realizada neste domingo (6) em todo o Brasil. Cada município elegeu seus conselheiros tutelares, num processo facultativo para os eleitores. Mas o que chamou a atenção em muitos lugares foi o engajamento da população em participar do pleito. Em Chã Grande, o resultado mostrou uma votação recorde.

No município, o processo de escolha foi realizado na Escola Municipal XV de Março. Na unidade de ensino, 25 urnas estiveram aptas para o recebimento dos votos por parte dos eleitores, divididos por ordem alfabética. Desde as primeiras horas, o que se viu foi um intenso movimento, que se concretizou com o fechamento das urnas e a contabilização de um total de mais de 4 mil eleitores presentes, considerado assim um recorde para a cidade.

A apuração seguiu durante toda a noite, sendo realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI). Voto a voto, a marcha da apuração foi indicando os primeiros colocados. Ao todo, 18 candidatos disputaram uma das cinco vagas do Conselho Tutelar de Chã Grande.

O candidato a reeleição Gerônimo Varela ficou com a primeira posição. Ele recebeu o total de 1392 votos, seguido por Irmão Rodrigo, com 1279 votos. A terceira posição ficou com Vera de Gilvaldo, que obteve 1270 votos. Darticleia ficou com a quarta posição, com um total de 1253 votos, enquanto que Cristina de Juvenal fechou os cinco primeiros, com 1181 votos.

As cinco posições seguintes ficaram então com os suplentes, sendo eles: Solange (1144 votos), Betinho (1054 votos), Irmão Válter (1019 votos), Almir Campos (972 votos) e Elane Xavier (847 votos). Os suplentes podem assumir funções em caso de afastamento dos titulares durante os quatro anos de gestão.

A eleição ainda registrou Hagi Lucas (829 votos, na 11ª posição), Angélia (753, 12ª), Wemerson da Vila (748, 13ª), Neguinho de Monteiro (596, 14ª), Joelma Dias (575, 15ª), Adamequis (549, 16ª), Professor Edson Dias (234, 17ª) e Elizângela Soares (169, 18ª).

Posse – Os conselheiros eleitos assumirão suas funções no dia 10 de janeiro de 2020. Eles passarão pela cerimônia de posse, que será realizada na Câmara de Vereadores. O novo mandato será para o quadriênio 2020 a 2024.