Chã Grande perde Drª Quitéria, nome importante na luta pela saúde mental no município – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Chã Grande perde Drª Quitéria, nome importante na luta pela saúde mental no município

Publicado em 18 de outubro de 2022, por Paulo Sérgio

 

Velório ocorre nesta quinta-feira (19), em Igarassu

 

Morreu no fim da manhã desta terça-feira (18), a psicóloga Quitéria Lúcia, mais conhecida como Drª Quitéria, aos 63 anos. Ela estava internada no IMIP, em Recife. O velório será realizado nesta quarta-feira (19), no Cemitério Memorial Vale da Saudade, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a partir das 16h.

 

Em Chã Grande, Drª Quitéria Lúcia foi o principal nome na luta pela inclusão das pessoas com deficiência, e na defesa do tratamento humanizado na saúde mental. Fundou em 2003 a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), instituição que levanta a bandeira dos ideais defendidos por sua fundadora.

 

Também em 2007, Drª Quitéria esteve à frente da criação do Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC), órgão especializado no acolhimento de pessoas com algum tipo de distúrbio mental, que passam pelos tratamentos específicos no local, sempre levando em consideração o lado humanizado.

 

A notícia foi recebida com tristeza na cidade. “Ficamos tristes com a partida repentina de Drª Quitéria Lúcia, uma pessoa que tanto lutou, e tanto defendeu a saúde mental em Chã Grande. Era incansável em suas realizações”, disse o prefeito, Diogo Alexandre.

 

Em julho deste ano, Drª Quitéria Lúcia esteve presente no evento festivo da AUFA-SM, em alusão ao período junino e aos 19 anos de fundação da entidade.


DESTAQUES


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL