Após dez anos, Chã Grande volta a disponibilizar vacina anti-rábica para humanos – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Após dez anos, Chã Grande volta a disponibilizar vacina anti-rábica para humanos

Publicado em 21 de setembro de 2022, por Paulo Sérgio

 

Doses estão disponíveis na Saúde do município, e podem ser aplicadas em caso de ocorrências envolvendo animais

 

A Secretaria de Saúde de Chã Grande recebeu esta semana o primeiro lote de 100 doses de vacinas contra a raiva para humanos. O repasse, por parte da Secretaria Estadual, marca o retorno da disponibilidade do produto no município. Desde 2013 que o município não contava com esse serviço.

 

Por conta da ausência da vacina em Chã Grande, todas as ocorrências estavam sendo encaminhadas para o Hospital João Murilo, na cidade de Vitória de Santo Antão. Agora, segundo a Saúde, o soro anti-rábico, que faz parte do tratamento em alguns pacientes, é que segue sem disponibilidade no município.

 

A solicitação da Secretaria de Saúde se deu em virtude do registro de ocorrências na cidade, o que fez com que pacientes, incluindo crianças, fossem deslocados até o hospital vitoriense, nas quatro doses do tratamento.

 

Recentemente, Chã Grande registrou o ataque de uma raposa a uma criança. A menina foi encaminhada ao João Murilo, sendo acompanhada por equipe médica. O animal foi abatido, e a cabeça encaminhada para análise, já que há a suspeita da raiva.

 

Ainda nesta quarta-feira (21), a primeira aplicação foi registrada na unidade hospitalar. Uma mulher, que não teve a identidade revelada, recebeu a primeira dose, após ter sido mordida por um gato.

 

A recomendação da Vigilância Epidemiológica do município é que em caso de incidentes envolvendo animais, o paciente deve ser encaminhado o mais breve possível até o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, onde ocorre a aplicação da vacina.


DESTAQUE


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS