Agricultores de Chã Grande participam de formação sobre recuperação do solo – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Agricultores de Chã Grande participam de formação sobre recuperação do solo

Publicado em 26 de abril de 2022, por Paulo Sérgio

Nem mesmo a chuva forte que recaiu sobre a região foi empecilho para a participação de agricultores chã-grandenses em um momento de formação sobre a importância da recuperação do solo, nesta segunda (25). O evento, realizado no Sítio Valle do Ipojuca, contou com a organização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade em parceria com o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP).

Durante o encontro, que reuniu agricultores de diversas regiões de Chã Grande, o grupo aprendeu mais sobre o Sistema Agroflorestal, também conhecido pela sigla SAF. Nesse modelo, mais de 30 espécies foram plantadas em uma área da propriedade, onde o objetivo é recuperar o solo degradado ao longo do tempo com a produção de monocultura.

O secretário, Joseildo Martins, participou da formação. Segundo ele, o encontro desta segunda foi uma “sequência do projeto de reflorestamento e recuperação de nascentes”, instituído no ano passado, numa parceria com o CNMP. Na oportunidade, mais de três mil mudas de espécies nativas foram plantadas nas regiões de Freixeiras e Palmeiras.

Entre os participantes do encontro, o agricultor Paulo Paciência, da cidade de Ribeirão, reconhecido como um reflorestador, e que trouxe um pouco da sua experiência na recuperação de áreas degradas e no plantio de espécies nativas da mata atlântica.