Encontro de Bacamarteiros em Chã Grande reúne adeptos e mantém viva a tradição – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Encontro de Bacamarteiros em Chã Grande reúne adeptos e mantém viva a tradição

Publicado em 06 de julho de 2026, por Paulo Sérgio

 

O município de Chã Grande foi o destino de bacamarteiros de diversas regiões de Pernambuco e até fora do estado. É que a cidade sediou o 2º Encontro de Bacamarteiros, organizado pelo 1º Batalhão de Chã Grande, com o apoio da Prefeitura Municipal e do comércio local. O evento contou com uma programação especial, mantendo viva a tradição do bacamarte na cidade e apresentando também a cultura às novas gerações.

O ponto de encontro do evento foi a quadra de esportes da Escola XV de Março, onde foi servido o café da manhã aos participantes. Após a refeição, com muito forró pé de serra e animação, o cortejo seguiu pela Avenida 20 de Dezembro, ruas São José e Justino Gomes e a Avenida São José, no centro da cidade.

Os participantes ainda posaram para uma foto oficial diante da Igreja Matriz de São José. Entre eles estavam o aposentado José Ferreira, da cidade de Bezerros, a bacamarteira Ana Arruda, da cidade de Serra Talhada, e tantos outros oriundos de cidades como São Joaquim do Monte, Riacho das Almas, Abreu e Lima, Palmares, Gravatá, Amaraji, entre outras, além dos bacamarteiros chã-grandenses.

A festa continuou ainda na Escola Joaquim Alves Pereira, no sítio Freixeiras na zona rural. AO som de Gabriel Queiroz e Trio Três Cabaços e Silvio Costa, o público curtiu os últimos momentos do ciclo junino deste ano. Também na comunidade foram disparados os tradicionais tiros.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes, acompanhou o evento, representando também o prefeito, Sandro Advogado. “Essa é uma festa linda, onde a cultura nordestina ganha espaço e o reconhecimento. Parabéns a todos os bacamarteiros, em especial aos de nossa Chã Grande”, destacou Joel.

Fotos: Luiz Henrique


DESTAQUES


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL