Mutirão de limpeza é iniciado em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Mutirão de limpeza é iniciado em Chã Grande

Publicado em 22 de fevereiro de 2019, por Paulo Sérgio

A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta quinta-feira, 21, o mutirão de limpeza dos bairros da cidade neste ano de 2019. O objetivo é recolher lixos acumulados em canteiros, calçadas e terrenos baldios, que possam também virar criatório para o mosquito da dengue. No primeiro dia de ação, cerca de 100 sacolas plásticas cheias foram recolhidas.

O mutirão está sendo chamado pela secretaria de “Operação Pente Fino”. Já nesta quinta-feira, funcionários do Urbanismo se dividiram entre várias localidades da cidade. Além da área central, foram atendidas também as comunidades de Morada Nova, Matadouro, Newton Carneiro, Rua do Sol e outras localidades.

Segundo o gerente da V2 Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana de Chã Grande, Everton Mergulhão, a operação estará sendo realizada a cada 15 dias, em todas as comunidades da área urbana. Segundo ele, no ano passado, o volume de lixo coletado foi maior. “Vem diminuindo. No começo foram 300 sacolas, na segunda 150. Vem mostrando que o resultado é eficaz e a tendência é diminuir cada vez mais”, destaca.

A operação é coordenada pessoalmente pelo secretário de urbanismo do município, Gilvan Pontaleão. “Nosso objetivo principal é limpar nossa cidade. Que as nossas comunidades não tenham tanto lixo jogado nos córregos, terrenos baldios. Com isso a gente sabe que melhora bastante também a questão da dengue, já que não junta água, pois estamos limpando tudo”, comenta Gilvan.

Mesmo com a equipe nas ruas, a Secretaria de Urbanismo depende da colaboração das pessoas para o sucesso da campanha. É necessário que os moradores das comunidades fiquem atentos ao horário de passagem do carro do lixo, evitando o descarte antes ou após a passagem do veículo. Além disso, a secretaria pede ainda que as pessoas não joguem lixos nos terrenos baldios ou ruas da cidade.