Estudantes trocam experiências através de projeto de cartas – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Estudantes trocam experiências através de projeto de cartas

Publicado em 21 de agosto de 2019, por Paulo Sérgio

 

Nesta terça-feira (20), alunos das escolas municipais XV de Março e Laerte Pedrosa, em Chã Grande, e José Inácio, em Brejo da Madre de Deus, vivenciaram a culminância do projeto de cartas. Um divertido encontro foi realizado, na própria escola XV de Março, onde os estudantes participaram de encenações de peças de teatro, além de brincadeiras e debate sobre assuntos importantes para os adolescentes.

O projeto está em seu 20º ano, através da iniciativa do professor Dilson Lucena. Ele iniciou a proposta com o projeto de seu irmão, Alceu Juventino, que também é professor na cidade de Brejo da Madre de Deus. “Ele descobriu esse projeto de cartas através de uma reportagem na Revista Escola. Achamos interessante, daí começamos a trabalhar com esse projeto”, explica.

Por trás do projeto da troca de cartas entre os alunos também há uma temática pedagógica, já que os estudantes ficam mais atentos ao uso correto da língua portuguesa, por exemplo. “Com esse projeto de cartas, a gente desenvolve a produção textual, que é muito importante na vida acadêmica e profissional deles. O intuito desse projeto é um treinamento na produção de textos que vão servir pra Enem”, comenta o professor.

No encontro desta terça, os alunos também prestigiaram uma apresentação de mágica com o professor Severino Francisco (66). Natural de Chã Grande, o professor atua na educação de Brejo da Madre de Deus, dedicando-se também a apresentar sua arte nas escolas. “Minha vida foi direcionada nas escolas. Todo meu trabalho é com escolas. Shows, palestras”, diz.

Após as apresentações na Escola XV de Março, que tiveram como foco alguns assuntos como feminicídio, DST’s, suicídio, entre outros temas, o grupo seguiu para a cidade de Gravatá. Lá, os alunos conheceram melhor o Alto do Cruzeiro, um dos principais pontos turísticos da cidade vizinha.


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