Chã Grande debate a saúde mental em conferência municipal – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Chã Grande debate a saúde mental em conferência municipal

Publicado em 27 de abril de 2022, por Paulo Sérgio

 

O município de Chã Grande promoveu nesta quarta-feira (27), a segunda edição da Conferência Municipal de Saúde Mental. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde, o evento contou com a participação de usuários do serviço de saúde mental do município e a sociedade civil organizada.

A abertura oficial do evento ficou por conta do psicólogo José Adelmo, diretor do Centro de Atenção Psicossocial Antônio Batista Carneiro (CAPS-ABC). Em suas palavras, Doutor Adelmo, como é conhecido na cidade, destacou a importância de Chã Grande realizar o evento, já que as propostas debatidas na cidade devem ser encaminhadas para a próxima etapa da conferência, que será a fase estadual.

A conferência ainda contou com a participação da psicóloga Quitéria Lúcia, que foi a palestrante do dia. Precursora na luta da saúde mental no município, Drª Quitéria é reconhecida por seu trabalho, tendo atuado na implantação do CAPS-ABC e na fundação da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental, organização não governamental, fundada em 2003.

Durante sua palestra, a psicóloga abordou o tema debatido na conferência, que foi “a política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Instituída há algumas décadas, a luta pelo cuidado em liberdade, que significa o fim dos hospitais psiquiátricos e a implantação de um atendimento humanizado aos usuários da saúde mental, ganha espaço em Chã Grande. Atualmente, além do CAPS-ABC e da ONG AUFA-SM, o município conta com duas residências terapêuticas, que fazem parte da rede de saúde mental, atendendo a pessoas saídas dos mais diversos hospitais.


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS