Teve início nesta segunda-feira (05), a campanha de multivacinação para atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além disso, ocorre a mobilização contra a poliomielite, destinada às crianças de até 5 anos. As duas campanhas seguem até 30 de outubro, com o “Dia D” no dia 17.
O objetivo das mobilizações é fazer com que crianças e adolescentes tenham o cartão de vacinação avaliado e, caso seja necessário, sejam aplicadas as doses pendentes. Na campanha contra a poliomielite, as crianças de até 1 ano terão a caderneta analisada para atestar se as três doses básicas foram aplicadas. Já os de 1 até menos de 5 anos, uma dose indiscriminada será aplicada mesmo se o esquema básico estiver completo.
Durante o período de multivacinação, as unidades básicas de saúde (UBS) disponibilizarão doses de vacinas que imunizam, além da poliomielite, contra outras 20 doenças. Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Além disso, o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima oferta as doses das vacinas, também de segunda a sexta, das 7h às 12h. Para imunização da criança ou adolescente, o responsável deve portar os cartões de vacina e do SUS.
Atendendo aos protocolos de segurança para evitar propagação do novo coronavírus, o uso da máscara é obrigatório nas unidades. Além disso, os profissionais de saúde realizarão uma triagem antes da entrada na sala de vacinação, onde será autorizada apenas a entrada de um acompanhante por paciente, bem como serão orientados a manterem distanciamento e higienizarem as mãos com álcool em gel.