Sebrae e Adepe visitam cooperativa, associação e produtores de graviolas de Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Sebrae e Adepe visitam cooperativa, associação e produtores de graviolas de Chã Grande

Publicado em 03 de maio de 2022, por Paulo Sérgio

 

Uma equipe de profissionais do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) esteve em Chã Grande, com o objetivo de conhecer mais a produção de frutas, principalmente a graviola, no município. A visita, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, contou com um roteiro que contemplou iniciativas, como a Cooperativa dos Produtores de Chã Grande (Copchã), a Associação dos Produtores de Graviola de Chã Grande e diversos produtores locais.

Segundo o secretário, Joseildo Martins, o objetivo da visita é “identificar o potencial do município, que está pleiteando um projeto de selo de origem da fruticultura”. Ainda segundo o titular da pasta, esse selo será importante para a agricultura local. “Os produtos locais, em especial a graviola, podem se diferenciar no mercado interno e externo, agregando preço e espaço em locais de venda”, destaca.

Atualmente, segundo a pasta, o município de Chã Grande é um dos maiores produtores de graviola em todo o estado de Pernambuco. O cultivo da fruta, que começou de forma tímida ainda na década de 90, ganhou espaço nas propriedades rurais, virando a principal fonte de renda em muitas delas, onde antes o chuchu ou até a cana-de-açúcar reinavam.

Ao longo do roteiro, os visitantes puderam conhecer experiências de produtores locais, como Sebastião Ramos, no sítio Valado, Marcelo Barbosa, em Mutuins, e Petronilo Antônio da Silva, mais conhecido como Seu Biluca, do sítio Macacos, sendo ele um dos primeiros a acreditar no potencial da graviola na região.


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL