SAMU de Chã Grande completa 10 anos de sua implantação – Prefeitura Municipal de Chã Grande

SAMU de Chã Grande completa 10 anos de sua implantação

Publicado em 21 de dezembro de 2023, por Paulo Sérgio

 

 

Ao longo de uma década de funcionamento, órgão já contabiliza milhares de atendimentos, seja em Chã Grande ou em outras cidades

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já faz parte do cotidiano dos municípios brasileiros. É até difícil imaginar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) sem o SAMU, nos dias atuais. O serviço, criado pelo então ministro de Saúde e hoje senador Humberto Costa, foi inicialmente disponibilizado para as grandes cidades, até chegar aos municípios menores.

 

Em Chã Grande, o SAMU foi implantado ainda no ano de 2013. De lá até os dias atuais, o 192, prefixo nacional de acionamento do serviço, passou a ser o número mais lembrado em momentos de emergência por parte das pessoas, já que antes eram os números do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

 

Cada atendimento do SAMU é específico. Quando chegam até o local solicitado, seja um acidente, vítimas da violência ou problemas de saúde, os profissionais que atuam no serviço recebem as orientações necessárias por parte de uma central. Após o socorro imediato, os pacientes são encaminhados até o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, onde recebem um atendimento mais especializado, sendo redirecionado até unidades hospitalares mais complexas. É essa logística no atendimento, com procedimentos corretos por parte dos socorristas, que oferece mais chances ao paciente.

 

Ao longo de uma década, o SAMU de Chã Grande já participou de inúmeros resgates, como na pandemia do novo coronavírus, em que os profissionais de saúde passaram a ser a linha de frente no enfrentamento da doença. Mais recentemente, um dos momentos mais tensos envolvendo a equipe foi o resgate das crianças e adultos envolvidos no acidente com o ônibus escolar, no mês de agosto.

 

Após funcionar por alguns anos na Rua Justino Gomes da Silva, no centro da cidade, o SAMU atualmente está localizado ao lado do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. A localização da base, instalada ainda em 2017, auxilia nos atendimentos, proporcionando um socorro mais rápido até a unidade hospitalar.


DESTAQUE


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS