Roteiro do Turismo Criativo promove visitação experimental em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Roteiro do Turismo Criativo promove visitação experimental em Chã Grande

Publicado em 17 de novembro de 2023, por Paulo Sérgio

 

Proposta foi de apresentar o roteiro, que inclui área urbana e rural, contemplando as potencialidades do município

 

A primeira visitação experimental do Roteiro do Turismo Criativo do São João de Pernambuco em Chã Grande foi vivenciada nesta sexta-feira (17). O projeto faz parte de uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), contando com a participação de oito municípios pernambucanos no entorno de Caruaru, conhecida como a “Capital do Forró”, e que tem uma das maiores festas juninas de todo o mundo.

 

Em Chã Grande, o roteiro começou pela área central da cidade. Na Avenida São José, os visitantes, formados por pessoas de diversos setores do município, estiveram no Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos. De lá, o grupo seguiu ao som de forró até a Loja de Artes, na Praça da Bíblia, local reservado para a exposição de produções de artistas e artesãos chã-grandenses.

 

O roteiro não parou. Ainda pela manhã, o grupo seguiu até o Engenho Sanhaçu, onde é produzida a Cachaça Orgânica Sanhaçu. Todo o processo de fabricação da bebida, premiada tanto nacional quanto internacionalmente por sua qualidade, faz parte do roteiro onde as pessoas puderam conhecer mais. A visita ainda incluiu um momento de contato mais próximo com a natureza em uma área de mata recuperada.

 

O passeio teve uma pausa para o almoço, no Restaurante Nosso Canto, localizado às margens da Rota Ecoturística, no sítio Mutuns, zona rural de Chã Grande. Com o grupo musical liderado pelo jovem Gabriel Queiroz, os participantes puderam repor as energias ao som de muito forró.

 

Logo após a parada obrigatória para o almoço, o grupo seguiu destino até o sítio Freixeiras. Ao lado da Capela de São Roque, com a participação da comunidade, um verdadeiro São João fora de época foi vivenciado. “A Toca do Camarão” ditou o ritmo, colocando todo mundo pra dançar e se divertir numa animada quadrilha junina. Bacamarteiros também participaram da festa, que ainda contou com fogueira, comidas típicas e exposição de artesanatos locais.

 

Após a visitação experimental, o município de Chã Grande vai apresentar, no próximo mês, o resultado do projeto, em um evento que vai contar também com a participação das demais cidades envolvidas na proposta do SEBRAE.


DESTAQUE


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS