Projeto incentiva a criação de peixes por agricultores chã-grandenses – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Projeto incentiva a criação de peixes por agricultores chã-grandenses

Publicado em 06 de março de 2020, por Paulo Sérgio

 

Agricultores do sítio Macacos, na zona rural de Chã Grande, terão o incentivo para a criação de peixes na comunidade. A iniciativa reúne, em fase experimental, 11 agricultores da localidade, que terão a oportunidade de criar e comercializar tilápias, gerando renda extra para eles, sem ser necessário paralisar a produção de frutas, legumes e demais culturas em suas propriedades.

O pontapé inicial do projeto já foi dado. Em uma propriedade rural, os agricultores membros da associação arregaçaram as mangas e colocaram as mãos na massa, para a construção do primeiro tanque para a criação dos peixes.

“Essa unidade servirá como modelo didático. Durante um ciclo, a gente vai fazer o povoamento de tilápias e no final vamos avaliar os custos, a produtividade e a viabilidade da gente dar continuidade e construir outros viveiros nas propriedades dos demais agricultores”, comentou o extensionista do Instituto de Agronomia de Pernambuco (IPA), Gilberto Braga.

O agricultor Severino Manuel da Cruz, conhecido como Seu Raminho, é um dos integrantes da associação. Na agricultura desde os nove anos de idade, Seu Raminho destaca a importância do projeto. “Isso aqui é pra dar um ganho extra aos agricultores de Chã Grande. Isso vai fortalecer o município, a população de Chã Grande”, comentou o agricultor.

Reutilização da água – O projeto prevê a reutilização da água dos tanques para a agricultura. O líquido oriundo dos viveiros, já repleto de nutrientes orgânicos, servirá para que os agricultores façam a irrigação de suas plantações, demonstrando também um cuidado do projeto com os recursos hídricos.


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL