Primeira aplicação de vacina contra a Covid-19 completa dois anos em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Primeira aplicação de vacina contra a Covid-19 completa dois anos em Chã Grande

Publicado em 19 de janeiro de 2023, por Paulo Sérgio

 

Duas enfermeiras foram imunizadas, marcando o início da campanha local

 

Em 19 de janeiro de 2021, profissionais de saúde começaram a ser imunizados contra a Covid-19 em Chã Grande. A data completa dois anos nesta quinta-feira, ficando marcada pelo avanço da campanha, mesmo quando confrontada com fake news e boatos que buscavam desvirtuar a legitimidade da ciência. Daquele dia até hoje, muitos grupos distintos passaram a ser atendidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), aumentando o número de chã-grandenses imunizados.

 

O evento simbólico de início da campanha foi realizado no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, ainda seguindo todas as recomendações necessárias contra a propagação da Covid-19. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito, Diogo Alexandre, o vice, Sandro Advogado, e o secretário de Saúde, Jairo Paiva. A imunização começou pela técnica em enfermagem Janaína Dias e a enfermeira Maria Aparecida Gomes Monteiro.

 

A escolha das duas profissionais não se deu por acaso. Janaína, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi a única da equipe a não testar positivo para a Covid-19 até aquele momento, com quase um ano de pandemia. Já Maria Aparecida foi a primeira pessoa de Chã Grande a receber o diagnóstico positivo para a Covid.

 

“É um sentimento de alívio, de dever cumprido até pelo fato de ter sido a única técnica da equipe que não pegou a Covid-19 e de ter o privilégio de ser a primeira a ser vacinada no município. Estou me sentindo lisonjeada”, disse, logo após a vacinação, Janaína Dias.

 

Após as duas primeiras vacinadas, a campanha seguiu com outros profissionais, sendo estendida mais para frente também para o público mais idoso. Naquele momento, apenas dois tipos de imunizantes estavam disponíveis: CoronaVac e AstraZeneca. A primeira, com intervalo menor entre as doses, passou a ser destinada aos profissionais de saúde. A segunda foi dirigida aos idosos.

 

Com dois anos de campanha, segundo os números do setor de imunização da Secretaria de Saúde, mais de 45 mil doses já foram aplicadas em Chã Grande, duas vezes o total da população local. Esse quantitativo se divide entre primeira, segunda, terceira, quarta e quinta dose (disponível para idosos acima de 80 anos). Atualmente, a imunização contra a Covid-19 está atendendo a partir das crianças com seis meses de idade, com o Pfizer Baby. Esse imunizante é utilizado até os dois anos de idade.

 

De acordo com os dados oficiais, 18.081 pessoas receberam a primeira dose no município. Na segunda dose, disponível para todos, foram 15.424 aplicações. A terceira dose registra um total de 9.228 imunizações. A quarta dose, que está disponível para pessoas acima de 35 anos, 2.797 doses foram aplicadas. Já na quinta dose, apenas para idosos acima de 80 anos, foram registradas, até o momento, 22 aplicações.

 

Mutirões e campanhas nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima seguem sendo realizadas em Chã Grande, com o objetivo de aumentar o quantitativo de pessoas imunizadas contra a infecção na cidade.


DESTAQUES


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL