Esta será a primeira campanha do tipo na cidade após a pandemia do novo coronavírus
Com o objetivo de aumentar o estoque do banco de sangue em Pernambuco, o Hemope estará realizando neste sábado (11), a primeira campanha de doação de sangue em Chã Grande após a pandemia. A ação ocorrerá na Escola XV de Março, das 9h às 15h. Para ter acesso ao local de doação e contribuir com a campanha, é necessário que o doador esteja de posse de um documento oficial com foto e faça uso de máscara.
A campanha é voltada para pessoas de 16 a 69 anos de idade. Para quem tem menos de 18 anos, é necessário apresentar autorização ou consentimento dos pais ou responsáveis. Já para quem possui mais de 60 anos, , a doação só pode ser feita caso a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos.
Todas as pessoas que vão doar sangue precisam seguir algumas regras. A primeira delas é possuir uma boa saúde. Portadores de doenças infecciosas não podem participar da campanha. É necessário também que os doadores tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação.
Os doadores também precisam ficar atentos à alimentação. É necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas antes. Caso a doação seja após o almoço, é preciso também aguardar duas horas.
A doação de sangue varia de acordo com homens e mulheres. Para o sexo masculino, quatro doações podem ser feitas por ano, com o intervalo de até dois meses entre uma e outra. Já para as mulheres, três doações por ano é o limite, sendo observado o intervalo de três meses entre elas.