Evento em alusão ao Setembro Amarelo é realizado na Escola Municipal XV de Março – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Evento em alusão ao Setembro Amarelo é realizado na Escola Municipal XV de Março

Publicado em 24 de setembro de 2019, por Nielson Santos

Os alunos da Escola Municipal XV de Março participaram de um evento em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, na manhã da última segunda-feira (23). Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento foi realizado na quadra poliesportiva da instituição de ensino e contou com uma série de atividades.

A programação foi iniciada com uma palestra com a psicóloga Simone Rocha, que tratou sobre depressão e suicídio na adolescência, com os estudantes. Logo após, a enfermeira Aparecida Gomes, idealizadora do evento, expôs seu relato sobre o tema. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de assistir uma peça teatral sobre a temática.

“A depressão e o suicídio são temas ainda calados na voz das pessoas, então a gente junto com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) resolveu dar uma levantada neste tema”, disse Aparecida Gomes. “A escola tem adolescentes e crianças e a gente sabe que têm pessoas de um convívio social que pode levar a uma mudança de comportamento, decidimos pegar como foco esta escola por ser grande e ter uma diversidade de classes sociais e alunos para dar um pontapé inicial neste trabalho”, completou a enfermeira da rede municipal de saúde, que esteve à frente do evento.

A estudante Desiane Damiana, de 15 anos, participou do evento e aprovou a ideia de debater a prevenção ao suicídio na escola. “Eu acho que é muito interessante trazer isso para a escola porque tem pessoas que não conseguem se expressar e trazer a psicóloga também foi muito interessante para melhorar as pessoas que não conseguem falar (sobre o tema) e poder ajudar as que querem falar e conversar”, falou.

Já nesta quarta-feira (24), o Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneio (CAPS-ABC) realiza uma caminhada em celebração ao Setembro Amarelo, a partir das 9h. A caminhada saíra da sede do CAPS, localizado na Rua Dom Luiz, próximo ao Largo do Gabiru, e percorre as principais ruas de Chã Grande.

Setembro Amarelo: O mês de setembro foi o escolhido para a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha foi nomeada de “Setembro Amarelo”. No Brasil, a campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS