Mostra apresentou as fotos produzidas pelos alunos ao longo da oficina
Os alunos do oitavo ano da Escola Municipal XV de Março participaram de uma oficina de fotografia. Os resultados foram conferidos nesta sexta-feira (30), com uma exposição no pátio da unidade de ensino. O projeto, denominado de “Escola Galeria, a selfie como ferramenta de expressão”, foi desenvolvido através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com o apoio da Prefeitura de Chã Grande, através do Departamento de Cultura.
Os alunos trabalharam sobre vários temas, como a história da fotografia, as técnicas e composições de cenas, por exemplo. Todas as imagens foram produzidas pelos próprios estudantes, com o uso de seus aparelhos celulares. “Foi uma experiência nova. Aprendi que foto também é colecionar histórias e momentos, e cada um vê a foto de um jeito diferente”, disse a estudante Lavínia Victória.
Além dos quadros expostos, as fotografias em miniatura, disponibilizadas em monóculos, também chamaram a atenção. “Eu achei muito bonito, pois traz um pouco de familiaridade a esse projeto”, comentou o estudante Rafael Siqueira.
O projeto contou com a curadoria da psicóloga e produtora cultural Daniele Dourado, que também acompanhou de perto a exposição. Segundo ela, o projeto “teve como objetivo conectar o sujeito através da arte e através da linguagem da fotografia”, disse. “A ideia foi falar de pertencimento, afeto, de contar um pouco da história deles, de poderem se expressar através da ferramenta que eles têm, que é o próprio celular”, completou.
A exposição contou ainda com a entrega dos certificados aos alunos e do lançamento de um livreto, que será disponibilizado em locais públicos da cidade, com diversas fotografias e histórias, registradas pelos próprios alunos dos anos de 2023 e 2024, do próprio XV de Março. “A escola está uma escola viva, uma escola que não fica só nas quatro paredes”, destacou o gestor da unidade de ensino, José Adênio.
Fotos: Ewerson Manuel