Entre idosos e trabalhadores em saúde, Chã Grande já aplicou 938 doses de vacinas contra a Covid-19 – Prefeitura Municipal de Chã Grande

Publicado em 18 de março de 2021, por Paulo Sérgio

Desde o mês de janeiro, quando teve início o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a cidade de Chã Grande já realizou diversas etapas de vacinação contra a Covid-19. A primeira delas foi com a imunização de trabalhadores em saúde, que até contou com um ato simbólico em duas profissionais chã-grandenses. Desde então, dois tipos de vacinas estão sendo usadas na imunização da população, de acordo com cronograma federal.

A primeira vacina a chegar ao município foi a CoronaVac, através de uma parceria do Instituto Butantan e o laboratório SinoVac, da China. Esse imunizante passou a ser destinado aos trabalhadores em saúde, com a aplicação da primeira e segunda dose no intervalo de até duas semanas.

Em seguida, os idosos acima de 85 anos foram o segundo grupo contemplado com a campanha de imunização, com a destinação das vacinas AstraZeneca/Oxford, numa parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde a segunda dose será aplicada três meses após a primeira aplicação.

Desde o início da imunização em Chã Grande, o município já aplicou 938 doses, entre as vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford, distribuídas quase que semanalmente pelo Ministério da Saúde. Ao todo, a Secretaria de Saúde já recebeu 1.270 doses.

Segundo os números específicos da vacinação no município, já foram aplicadas 273 doses em profissionais de saúde, na primeira, e mais 215 na segunda. Idosos na Residência Terapêutica já receberam as duas doses, totalizando 10 aplicações.

No grupo dos idosos, a faixa etária acima dos 85 anos contabilizou um total de 190 doses aplicadas. De 80 a 84 anos, 240 pessoas já foram imunizadas. O grupo mais recente, dos 75 a 79 anos, já conta com um total de 10 pessoas vacinadas.

A campanha de imunização segue o repasse de vacinas do Ministério da Saúde, que é feito ao mesmo tempo para todos os estados e, consequentemente, municípios brasileiros, de acordo com o total da população de cada localidade.