CAPS-ABC realiza Caminhada da Luta Antimanicomial em Chã Grande – Prefeitura Municipal de Chã Grande

CAPS-ABC realiza Caminhada da Luta Antimanicomial em Chã Grande

Publicado em 16 de maio de 2019, por Paulo Sérgio

 

Os usuários e familiares da saúde mental em Chã Grande saíram às ruas nesta quarta-feira (15), em mais uma edição da Caminhada da Luta Antimacomial. Com faixas nas mãos, o público saiu do Centro de Atenção Psicosocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC), percorrendo algumas ruas da cidade, para dizer “não” aos manicômios.

A caminhada é realizada anualmente em todo o país. Este ano, além da temática dos manicômios, o diretor da entidade chã-grandense destacou que a população deve ficar atenta aos investimentos do Governo Federal na saúde mental. “Nós estamos aqui hoje na nossa luta antimanicomial, onde nós, equipe, usuários e familiares estamos nas ruas, reivindicando mais CAPS diante do processo que o governo está querendo colocar em prática”, disse.

Criado em 2007, ainda na primeira gestão do prefeito Diogo Alexandre, o CAPS-ABC rapidamente se transformou numa referência no tratamento da saúde mental em Chã Grande. Tanto que nos 10 anos da unidade, garantiu avaliação de destaque em todo o estado de Pernambuco.

Ao longo desse período, diversos usuários já passaram pelo atendimento da equipe especializada do centro, como a dona de casa Maria José da Silva. “Depois que eu cheguei aqui, eu tive outra vida, outra saúde. A gente aqui é muito bem tratado, somos amados aqui, melhor do que se fosse a própria família”, disse. “Aqui a gente tem medicação, a gente tem lanche, atividades, e eu me sinto hoje uma pessoa capaz de qualquer outra coisa”, completou.


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL