Dezenas de pessoas participaram da campanha realizada neste sábado (11).
Quase seis anos após a sua última passagem pelo município de Chã Grande, ainda em 2017, o Hemope voltou a realizar uma campanha de doação de sangue na cidade. E a resposta da população chã-grandense foi positiva. Desde as primeiras horas, com a abertura da campanha, muitas pessoas já aguardavam pelo momento de fazer a sua doação, na Escola XV de Março.
A campanha teve como foco o carnaval. Nos períodos de festa, como nas folias de Momo, o estoque do banco de sangue do Hemope chega a um nível crítico, em virtude do aumento dos casos de pessoas que necessitam de doação. Este ano marca também a volta dos festejos carnavalescos, dois anos após a interrupção em virtude da pandemia do novo coronavírus.
A doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa, entre 16 e 69 anos, desde que estejam saudáveis. Para as mulheres, o intervalo entre as doações deve ser de três meses, com três por ano. Já para os homens, o prazo de espera entre as doações é de dois meses, com quatro doações ao ano.
Para quem não esteve presente na ação deste sábado, e ainda quer colaborar com o Hemope, a instituição segue com a campanha em sua sede, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 171, no Bairro das Graças, no Recife. Também é possível encontrar o Hemope em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri, Palmares, Arcoverde, Salgueiro e Limoeiro.
Além de realizar a doação avulsa, o doador também pode optar por destinar para uma pessoa específica. Para isso é necessário indicar o nome do paciente que receberá a doação.